terça-feira, 1 de março de 2011

cimeira sobre objectivos do milenio em Nova Yorque

.
Cimeira sobre Objectivos do Milénio em Nova Iorque

  Nova Iorque será o palco de uma cimeira especial das Nações Unidas e terá os Objectivos do Milénio como ponto principal da discussão.
  Em cima da mesa estará uma possível redefinição da estratégia para as metas inicialmente apontadas para 2015, ainda que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon (responsável pela marcação desta cimeira), tenha afirmado que as metas definidas em 2000 se manterão inalteradas.
  Assim, e por exclusão de partes, a cimeira deverá colocar mais pressão sobre os países para darem um novo impulso para que estes objectivos, considerados muito importantes pelas Nações Unidas para o futuro da sustentabilidade global sejam atingidos.
“O nosso mundo tem o conhecimento e os recursos para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O nosso desafio, hoje, é encontrar uma agenda comum para os atingir”.
            Ban Ki-moon
  De acordo com este relatório, há quatro desafios principais e que irão influenciar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio  e esta reunião: a questão das alterações climáticas; as três crises actuais – financeira, económica e da segurança alimentar; a prevenção da violência e a resposta a crises humanitárias; e a atenção às necessidades especiais dos mais vulneráveis.
  São esperados em Nova Iorque cerca de 140 chefes de Estados e de Governo. Também o director do FMI, Strauss-Kahn, será convidado. “ [Temos que] restaurar o crescimento económico global, equilibrado e sustentável. Esta é a fundação sobre a qual tudo o resto se irá construir”, revelou.
  Portugal será representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
  Paralelamente, a cimeira irá aproveitar para ratificar a Estratégia Global para a Saúde Materna e Infantil já acordada e para demonstrar alguns casos estudados de sucesso nestas áreas, como o do Brasil, que está bem posicionado para cumprir as suas metas do Milénio.


                    

Sem comentários:

Enviar um comentário