sexta-feira, 11 de março de 2011

17 de Outubro – Dia internacional para a Erradicação da Pobreza


A origem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza remonta a 1987, quando o Padre Joseph Wresinski,fundador do Movimento ATD Quarto Mundo, lançou um apelo para que a população se reunisse no Adro das Liberdades e dos Direitos Humanos no Trocadéro em Paris, como forma de homenagem às vítimas da fome, violência e ignorância, e afirmando o seu respeito pelos Direitos Humanos.

Cerca de 100.000 pessoas de todas as origens, meios sociais e crenças aderiram a este apelo e a partir dessa data, no dia 17 de Outubro de cada ano, milhares de pessoas individualmente ou através de organizações, assinalam este dia com as mais diversas actividades.

A 22 de Dezembro de 2002, as Nações Unidas, reconhecendo a importância destas incitativas, instituem o dia 17 de Outubro como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

As pessoas que vivem em situação de pobreza, têm que fazer parte da solução

As pessoas que vivem em situação de pobreza são frequentemente excluídas das discussões sobre as formas de melhorar as suas vidas. Esta é uma das preocupações principais da AI nas políticas de combate à pobreza. O ciclo vicioso da pobreza e dos abusos aos direitos humanos só pode ser quebrado se as pessoas que vivem em situação de pobreza puderem falar e fazer-se ouvir. No dia internacional para a erradicação da Pobreza, a AI apela a todos os governos para adoptarem políticas que permitam a participação activa dos visados, assim como a analisarem mais profundamente a relação entre as violações dos direitos humanos e a pobreza - como é que a pobreza contribui para a perpetuação de abusos, incluindo aqueles que estão no centro da missão da AI como a discriminação, abusos à integridade física e mental e a negação da liberdade de expressão.

A AI acredita que é fundamental que os Estados quebrem as barreiras que impedem as pessoas de ter acesso à
educação, cuidados de saúde, alimentação, água potável e saneamento e que desenvolvam esforços para pôr fim às violações dos direitos humanos, garantindo o acesso à justiça aos que enfrentam mais barreiras neste campo, como são os povos indígenas, as mulheres, as crianças e as pessoas com deficiência.

Levanta-te.org

À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa Levanta-te contra a pobreza pretende mobilizar os cidadãos para a luta contra a pobreza. Em 2007 mais de 43 milhões de pessoas participaram nestas iniciativas, exigindo aos líderes mundiais que cumpram as suas promessas para acabar com a pobreza e desigualdade. Em Portugal foram mais de 65.000.

Participe nas iniciativas já agendadas ou promova a sua própria iniciativa com os seus amigos, família ou colegas.

Veja como em http://www.levanta-te.org

Sem comentários:

Enviar um comentário